Rebeca Andrade tornou-se a primeira mulher do Brasil a conquistar uma medalha olímpica na ginástica artística durante os Jogos Olimpícos de Tóquio nesta quinta-feira (29). O ouro ficou com a atleta dos Estados Unidos Sunisa Lee, a prata foi para a brasileira e o bronze para a russa Angelina Melnikova.
A vitória de Rebeca emocionou a ex-ginasta Daine dos Santos. Detentora de nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais e sendo a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial, Daiane, que atualmente é comentarista da modalidade pela Rede Globo, celebrou o pódio de Rebeca e lembrou da importância de uma mulher negra ter sido a responsável pelo feito.
“Durante muito tempo disseram que as pessoas negras não poderiam fazer alguns esportes e a primeira medalha olímpica da ginástica feminina é de uma mulher negra. Tem uma representatividade muito grande por trás de tudo isso”, disse.
ELA CRAAAAAAAVA #OlimpiadasNoSporTV pic.twitter.com/Bm52WMpypX
— sportv (@sportv) July 29, 2021
Daiane lembrou ainda da trajetória de Rebeca até chegar aos Jogos Olímpicos. “Uma menina que veio de uma origem muito humilde, foi criada por uma mãe solo porque o pai da Rebeca é vivo, mas não é presente na vida dela. Aguentou tudo o que ela aguentou, todas as lesões e está aí para ser a segunda maior atleta do mundo. Uma brasileira”, comentou emocionada.
Rebeca Andrade segue nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No domingo, (1º), às 5h45, a ginasta brasileira participará da decisão do salto e, no dia seguinte, no mesmo horário, ela disputa a final do solo.