Redação
Agentes da Polícia Federal estiveram nesta sexta-feira (20) pela manhã na residência do cantor Sérgio Reis para cumprir com um mandado de busca e apreensão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a PF, a ação tem como objetivo “apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”.
A operação de hoje foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes após pedido da subprocuradora Lindora Araújo, da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além do cantor, outras nove pessoas foram alvos da operação, dentre elas o deputado federal Otoni de Paulo (PSC-RJ) e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antônio Galvan.
Na última semana, foi vazado um áudio em que Sérgio Reis convocava manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o dia 7 de setembro e anunciava a organização de ações para pedir o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Segundo a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, o áudio teria sido gravado depois de um almoço do cantor com Bolsonaro e Galvan. Na mensagem, Reis defende a paralisação de caminhoneiros para pressionar o Senado a afastar ministros do STF e informa que produtores de soja pagariam os custos da manifestação. Contudo, após a repercussão do caso, os produtores negaram qualquer aporte de recursos e afirmaram defender a democracia.
Leia mais: Inquérito aberto pelo TSE investigará uso político da EBC por Bolsonaro
Além da operação de busca pela PF, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o cantor e outros oito investigados sejam impedidos de se aproximaram da Praça dos Três Poderes, dos ministros do Supremo e de senadores. De acordo Moraes, as medidas têm como intuito preservar a integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores e evitar a prática de infrações penais.
Em entrevista ao jornal O Globo, Sérgio Reis disse se arrepender da mensagem enviada por áudio. À Folha de São Paulo, a esposa do cantor, Angela Bavini, disse que ele se encontra triste e depressivo após a repercussão do caso. “Ele quer apenas ajudar a população. Está magoado demais”, disse Bavini.