

Redação
O jornal Brasil de Fato e o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realizarão, entre os dias 24 e 29 de abril, o seminário “20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores”. O evento será promovido de modo presencial na sede do Sindicato dos Bancários de Curitiba, no Paraná.
Ao longo dos cinco dias de programação, o seminário abordará temas ligados à prática diária de comunicadores e jornalistas e ao fortalecimento das lutas dos trabalhadores. Os debates envolverão desde a história da comunicação de esquerda no Brasil até o combate às fake news, a formação de jornalistas no mundo digital e o financiamento do jornalismo progressista e da comunicação popular.
Além de representantes do Brasil de Fato e do NPC, o evento contará com a presença de lideranças sindicais, comunitárias, pesquisadores e representantes de movimentos populares e organizações sociais.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas na página do evento.
A sede do Sindicato dos Bancários de Curitiba fica na rua Piquiri, 380, no bairro Rebouças.
Confira abaixo a programação completa:
Segunda-feira, 24 de abril
19h – A comunicação de esquerda no Brasil
Brasil de Fato-PR; Claudia Santiago (NPC); Junior Cesar Dias (Fetec); Cristiane Zacarias (Sindicato dos Bancários); Daniel Matoso (APP); Lizely Borges (Frentex); CUT; CEFURIA; Terra de Direitos.
Terça-feira, 25 de abril
19h- Financiamento do jornalismo progressista e da Comunicação Popular
Kátia Marko (NPC/Brasil de Fato); Gustavo Henrique Vidal (Sindijus-PR/Sindicato dos Jornalistas); Pedro Carrano (Brasil de Fato-PR).
Quarta-feira, 26 de abril
16h- Comunicação sindical e a arte de falar para milhões
Marcio Kieller (CUT); Ana Paula Busato (Sindicato dos Bancários); Daniel Nascimento Matoso (APP); Rozinaldo Miani (NPC e UEL); Claudia Santiago (NPC).
19h – Comunicação sindical, comunitária e popular
Soraya Cristina Zgoda (Sismuc); Elson Faxina (APUFPR); Andrea Ferreira (Coordenadora Geral do Sindijus-PR); Adriane Alves da Silva (Sismac); Claudia Morais (TV Comunitária de Curitiba).
Quinta-feira, 27 de abril
16h – Como combater fake news e as novas formas de fazer jornalismo
Frédi Vasconcelos (Brasil de Fato-PR); Maurini Souza (UTFPR); Mário Messagi Junior (UFPR).
19h – Formação de jornalistas e mundo digital
Rozinaldo Miani (UEL); Karina Janz Woitowicz (UEPG); Marcelo Fernando de Lima (UFPR).
Sexta-feira, 28 de abril
16h- Jornalismo popular e movimentos sociais
Brasil de Fato-PR; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); FETRAF; Terra de Direitos.
19:00 – Comunicação e moradia, local: Associação Vila Formosa
Pedro Carrano (Brasil de Fato-PR); Ivan Pinheiro (União de Moradores e Trabalhadores – UMT); Vanda Moraes (Comunicação Popular Parolin / Brasil de Fato-PR); Representante da Comunicação MPM.
Edição: Jaqueline Deister