Redação
No mês da Consciência Negra, a Casa Sueli Carneiro oferecerá o curso “Ler o Brasil”, que contará com aulas da escritora Conceição Evaristo, do jornalista e pesquisador Edson Cardoso, do também jornalista e sociólogo Muniz Sodré, além da própria filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro.
Destinado a todas as pessoas interessadas em ler e estimular a leitura de autoras e autores negros para fortalecer suas comunidades, o curso será oferecido de forma gratuita e online. As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro e podem ser feitas através do formulário disponibilizado pela Casa.
Segundo a organização do curso, após escolher “a democracia e a esperança nas urnas”, o povo brasileiro precisa se dedicar “a compreender camadas profundas do país onde milhões de pessoas votaram por um projeto racista, misógino e promotor da morte”.
“É hora de estudar nossos clássicos, ler e ouvir autoras e autores negros que nos permitam melhorar nossa leitura de Brasil para organizar a ação coletiva”, convoca a Casa Sueli Carneiro.
Ler o Brasil
Com duração de 16 semanas, distribuídas em seis meses (de 16/11/22 a 14/12/22, e de 7/2/23 a 4/5/23) o curso “Ler o Brasil” pretende reunir pessoas de todo o país para “aprender de forma horizontal”.
Além disso, o curso conta com uma metodologia flexível que permite aos participantes organizarem os estudos de acordo com a disponibilidade de tempo. Na plataforma da Casa Sueli Carneiro as pessoas inscritas terão acesso a roteiros de estudo, podcast, propostas de atividades e fóruns autorregulados para aprender com colegas de curso.
Também serão enviados, pelo Telegram, desafios de aprendizagem e de multiplicação do conteúdo. Conforme a organização do curso, tais desafios não são obrigatórios, mas podem render o envio de livros para as comunidade dos participantes que cumprirem as atividades.
Para participar, a Casa Sueli Carneiro recomenda que as pessoas interessadas tenham conexão à internet que permita assistir vídeos, ouvir áudios, ler arquivos em formato PDF, participar de fórum virtual e receber mensagens pelo Telegram. Ao todo, serão oferecidas 128 horas de aulas e atividades no período de 16 semanas, o que, segundo a organização do curso, exigiria uma dedicação de aproximadamente oito horas por semana.
Módulos
O primeiro módulo do curso está marcado para ocorrer entre os dias 16 de novembro e 14 de dezembro e será ministrado pelo jornalista e militante histórico do movimento negro brasileiro, Edson Cardoso. O tema será “A mancha indelével da cor: uma aproximação às questões raciais no Brasil”.
Os três módulos seguintes serão realizados no primeiro semestre de 2023. De 7 de fevereiro a 7 de março, Muniz Sodré abordará “O conceito de liberdade a partir de Luis Gama”. Em seguida, de 8 de março a 5 de abril, será a vez de Sueli tratar do tema “A luta por igualdade racial no Brasil (1985-2022)”. Para encerrar, entre 6 de abril e 4 de maio a escritora Conceição Evaristo falará sobre o tema “Escrevivência: narrar nossa própria história é um ato político”.
Edição: Jaqueline Deister
3 Comentários
Agradecida pela iniciativa da oferta da formação gratiita deste tema tao importante.
Por favor, como acesso o curso? Fiz a inscrição mas não recebi nenhuma informação ou link para acessar.
Boa tarde, Francisca. Como foi informado no texto, as inscrições estavam abertas até o dia 14 de novembro.