Redação
*Atualizada em 03/06/2022 às 18:02
Ao todo, 128 pessoas morreram e cerca de nove mil estão desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco desde a última semana.
Embora o volume das chuvas tenha diminuído no início desta semana, a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) alerta para o alto risco de novos deslizamentos nas áreas atingidas. Até o momento, os pontos mais afetados estão concentrados em localidades da capital e entorno, como Jardim Monte Verde, Milagres, Barro e Guabiraba (em Recife), Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes), Areeiro (Camaragibe) e Paratibe (Paulista).
Nesta segunda, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, forças de segurança e órgãos municipais continuam as buscas por desaparecidos. Localizado no limite entre Recife e Jaboatão, o Jardim Monte Verde segue como ponto de maior atenção. De acordo com o Corpo de Bombeiros, desde a última quarta-feira (25) mais de 20 pessoas morreram soterradas na região e tiveram os corpos resgatados da lama.
Leia mais: Chuvas em Minas Gerais provocam novas mortes e aumentam risco de rompimento de barragens
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem continuar com com intensidade moderada até sexta-feira (3).
De acordo com o governo federal, o Ministério do Desenvolvimento Regional tem até R$ 1 bilhão para destinar a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por conta de desastres em todo país. Em visita a Pernambuco nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a tragédia e disse que “infelizmente essas catástrofes acontecem”.
Doações
Desde o início dos temporais, diversas organizações, movimentos e órgãos públicos têm divulgado canais para receber doações e prestar auxílio às famílias afetadas. As iniciativas estão captando alimentos – com prioridade para refeições e alimentos prontos para consumo – roupas, agasalhos, colchões e itens de higiene, além de doações em dinheiro.
Leia mais: Em menos de 24h, temporal provoca mais de 120 mortes na Região Serrana do Rio
A Campanha Mãos Solidárias, por exemplo, está recebendo doações de água, comida, barracas, lonas e colchões para famílias desabrigadas da Região Metropolitana no Armazém do Campo do Recife – Av. Martins de Barros, 387, Santo Amaro. As doações em dinheiro podem ser feitas através do Pix 09.423.270/0001-80 (CNPJ).
A Prefeitura do Recife, através do projeto Recife Solidário, também está arrecadando colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores. As contribuições podem ser feitas das 9h às 12h e das 14 às 17h, na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Central Única das Favelas (Cufa) também estão arrecadando donativos. Na UFPE, os materiais podem ser entregues na Reitoria da Universidade – Rua Bacatuba, Cidade Universitária. Já na Cufa, o endereço para o recebimento das doações é Avenida Norte, 5.300, Casa Amarela. A Cufa ainda aceita doações via Pix através da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), ou Banco NU Pagamentos (260) – Agencia 0001 – Conta 56883499-8.