Cultura e democracia. Entre os dias seis e oito de maio, foi realizado em Salvador, na Bahia, o lançamento da Política Cultura Viva 2016. Além de um encontro entre os pontos de cultura de todo o país, o momento também foi de mobilização diante do cenário político brasileiro. A Pulsar Brasil esteve presente como representante do segmento de mídia livre.
Fizeram parte da programação do evento o lançamento da TEIA Nacional dos Pontos de Cultura 2016, reuniões da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e encaminhamentos para o futuro. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve presente na abertura e falou sobre a importância de resistência da cultura neste momento.
Para Ivana Bentes, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, o saldo do evento é muito positivo. Ivana acredita que é fundamental a articulação dos Pontos de Cultura no atual cenário de crise política no Brasil. A secretária defende a resistência da cultura para garantir a continuidade das políticas de Estado e o entendimento desta rede como um movimento social.
A indígena Avani Fulni-ô, uma das participantes do encontro, é natural de Pernambuco, mas mora e atua em São Paulo atualmente. Para Avani, é muito importante a valorização da cultura dos povos indígenas. Ela acredita que os povos tradicionais estão diante de um grande risco devido ao cenário político.
Entre os encaminhamentos do encontro está a realização de um ato nacional e unificado em defesa da democracia nos Pontos de Cultura no próximo dia 22 de maio. (pulsar)