Redação
Desde o final de outubro, o número de casos graves de Covid-19 tem voltado a crescer no Brasil. De acordo com o Boletim InfoGripe, divulgado nesta quarta-feira (23) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus foi responsável pelo aumento dos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 15 das 27 unidades federativas do país. Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba, são os estados com o crescimento mais acentuado até o momento.
Leia mais: Debate: Confira as mentiras ditas por Bolsonaro sobre o combate à Covid-19 no Brasil
A Fiocruz destaca ainda que o crescimento dos casos de SRAG por Covid-19 tem ocorrido principalmente entre a população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos. Diante de tal cenário, o pesquisador e o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressaltou a importância de medidas de proteção como o uso de máscaras e vacinas.
“Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença”, reforçou
Leia mais: Casos de Síndrome Respiratória causados por Covid-19 seguem em alta pela terceira semana no Brasil
De acordo com o boletim, de todos os casos de SRAG registrados no país nas últimas quatro semanas 61,8% foram causados por Covid-19. Nos casos que terminaram em óbito, o vírus foi responsável por 93,3% do total.
Segundo a Fiocruz, as quinze unidades federativas que apresentaram crescimento moderado nas últimas seis semanas foram: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Entre as capitais, o aumento de casos foi registrado em dezessete cidades: Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Edição: Jaqueline Deister