Estão abertas, até o dia 21 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os interessados em participar do exame podem se inscrever através da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito até o dia 27 por pix, cartão de crédito ou boleto bancário. De acordo com o Inep, as candidatas e candidatos que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever na Página do Participante, mas não precisam fazer o pagamento para confirmar a participação.
Neste ano, as versões digital e impressa da prova serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.
No primeiro dia do exame, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, e 45 questões de ciências humanas. A redação em língua portuguesa também deve ser feita no dia 13.
No segundo dia, 20 de novembro, serão mais 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
Segundo o Inep, os portões serão abertos ao meio dia e o início das provas será às 13h30.
Participação
Em 2021, após crise no Inep que acabou com o pedido de exoneração de pelo menos 37 servidores do Instituto, o Enem teve o menor número de participantes em 17 anos. A taxa de abstenção geral, somando a prova digital e impressa, foi de 29,9%, o que significa que 930 mil candidatos inscritos deixaram de fazer o exame.
No ano anterior, o Enem 2020 havia batido o recorde histórico de abstenções, com ausência de 51,5% dos inscritos. De acordo com o Ministério da Educação dos 5.523.029 estudantes que se inscreveram no exame, apenas 2.680.697 compareceram aos locais de prova.
Edição: Jaqueline Deister