

Redação
Estudantes que forem fazer o Enem 2023 – o Exame Nacional do Ensino Médio – podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (17). Os pedidos devem ser feitos através da Página do Participante.
A isenção pode ser solicitada por estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública, ou que tenham sido bolsista integral em rede privada. Os pedidos também podem ser feitos por estudantes que tenham renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio – o equivalente a R$ 1.818 – ou ainda por estudantes com declaração de vulnerabilidade econômica e inscritos no CadÚnico do governo federal. O prazo para fazer o pedido vai até o dia 28 de abril.
A data vale também para os estudantes que ganharam a isenção em 2022 e não compareceram à prova. Neste caso, os participantes devem apresentar justificativa da ausência no último exame.
Caso não apresente justificativa ou ela seja recusada, o estudante será obrigado a pagar a taxa de inscrição. O resultado da análise das justificativas será divulgado no dia 8 de maio.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. As inscrições para o exame serão abertas entre os dias 5 e 16 de junho.
Acessibilidade
Além da versão tradicional, este ano o Inep disponibilizou duas versões dos editais de isenção da taxa de inscrição e da justificativa voltadas a participantes com deficiência. Uma em Libras – a Língua Brasileira de Sinais – e outra com adaptações para pessoas com deficiências visuais.
Ambos os documentos também podem ser acessados na Página do Participante, no item “Editais”.
*Com informações da Agência Brasil.
Edição: Jaqueline Deister