Facebook Twitter Instagram
    Agência Pulsar Brasil
    Facebook Twitter Instagram Whatsapp
    Amarc
    • Editorias
      • Gênero
      • Direitos Humanos
      • Política
      • Meio Ambiente
      • Internacional
      • Opinião
      • Comunicação
      • Geral
      • Cultura
    • Quem somos
    • Colunistas
    • Notícias da Rede
    • Outras agências
    • AMARC
    Agência Pulsar Brasil
    Você está aqui:Início » Federação de Trabalhadores Rurais de Pernambuco comemora 60 anos de lutas e conquistas
    Direitos Humanos

    Federação de Trabalhadores Rurais de Pernambuco comemora 60 anos de lutas e conquistas

    Com o lema “Plantar Sonhos, Colher Esperança”, Congresso da Fetape reúne mais de 500 agricultores familiares em Garanhuns
    junho 7, 2022Nenhum comentário4 min para ler
    O 11° CETTR-PE acontece no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns (Foto: Bira Machado / Arquivo Fetape)

    Mais de 500 pessoas, entre agricultores familiares e lideranças políticas e sindicais, estão reunidas desde segunda-feira (6) em Garanhuns, Pernambuco, para participar do 11º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR-PE).

    Além de discutir as pautas da agricultura familiar no estado, o encontro também celebra os 60 anos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape). Com o lema “Plantar Sonhos, Colher Esperança”, a programação do Congresso vai até quinta-feira (8) e conta com debates, feira, exposição e apresentações culturais.

    O 11° CETTR-PE acontece no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns. De acordo com a organização, participam do evento delegados e delegadas de 175 sindicatos do estado, além de convidadas e convidados. Segundo a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, o objetivo do encontro é “construir estratégias e diretrizes” para a melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo no período pós-pandemia.

    “Este congresso acontece em um momento bastante adverso do país com aumento do desemprego, da fome, uma pandemia que ainda não acabou. Mas somos um povo guerreiro e sabemos da nossa importância para o desenvolvimento do país. Por isso, vamos construir estratégias e diretrizes para os próximos anos que nos ajude a enfrentar esses desafios”, declarou Cícera, a primeira mulher eleita presidenta na história da Fetape.

    60 anos

    Para abrir as comemorações dos 60 anos da Fetape, o primeiro dia do Congresso contou com o lançamento da “Exposição Campo em Movimento – Fetape 60 anos”. Com curadoria da artista visual Ana Lira, a mostra reúne uma série de fotografias, imagens, documentos, cartilhas, jornais, vídeos e notícias que relembram a trajetória da instituição na luta pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais e das agricultoras e agricultores familiares de Pernambuco.

    Dentre as conquistas alcançadas ao longo das últimas seis décadas, a Fetape destaca, por exemplo, a implantação de programas sociais voltados para as famílias do campo, como o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Programa Água para Todos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa Chapéu de Palha e o Programa Nacional de Habitação Rural. A Federação também ressalta a importância da prestação de assessoria técnica às famílias em áreas de assentamento, a inclusão das trabalhadoras e trabalhadores rurais no regime geral da Previdência Social, a organização de Feiras Agroecológicas e o direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Rural Gratuita e à Tarifa Rural com desconto na energia elétrica.

     

    (Foto: Bira Machado / Arquivo Fetape)

    A abertura do Congresso contou também com apresentações culturais do agreste meridional de Pernambuco, como os cânticos de indígenas Fulni-ô do município de Águas Belas, e danças do grupo de mulheres negras Ubuntu, de Garanhuns. Participaram da abertura representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE) Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude de Pernambuco e da Prefeitura de Tacaimbó e de Garanhuns.

    Nesta terça-feira, o dia foi marcado pelo Lançamento da Marcha das Margaridas 2023, evento anual em homenagem a Margarida Maria Alves, agricultora e líder sindical paraibana assassinada por pistoleiros em 1983. Na quarta-feira (8) será realizada a plenária final do Congresso, com a eleição da nova diretoria da Fetape e a definição das diretrizes e planos a serem seguidos nos próximos quatro anos.

    Ao longo de todo o Congresso também está sendo realizada a Feira de Agricultura Familiar, que reúne produtores e produtoras de todas as regiões de Pernambuco.

    Solidariedade

    Desde o primeiro dia do 11º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR-PE), a organização do evento tem convocado participantes, convidados e a sociedade em geral a contribuir com as mais de 9 mil famílias desabrigadas pelas fortes chuvas que provocaram alagamentos e desmoronamentos em municípios de Pernambuco.

    O próprio Centro de Formação da Fetape foi transformado em ponto de coleta de donativos como alimentos perecíveis e não perecíveis, roupas, cobertores, colchões, brinquedos e produtos de higiene. Além das além doações no Congresso, a Fetape colocou à disposição a sede localizada na Avenida Gervásio Pires, 876, em Boa Vista, Recife, e os dez Polos Sindicais da Federação como pontos de coleta de doações.

    Segundo a organização, todas os materiais recebidos serão encaminhados a famílias alojadas nas 100 instituições de 27 municípios afetados pelas chuvas.

    Edição: Jaqueline Deister

    agroecologia alimentos comida de verdade pernambuco
    Compartilhe! Facebook Twitter WhatsApp
    Filipe Cabral

    Repórter da Agência Pulsar Brasil.

    Posts Relacionados

    Centro de Formação do MST em Pernambuco é atacado por vândalos bolsonaristas

    57 mil brasileiros morrem por ano devido ao consumo de alimentos ultraprocessados, estima pesquisa

    Organizações sociais e agricultores familiares resgatam feira de trocas de produtos agroecológicos no Pará

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Mais recentes
    janeiro 26, 2023

    “Ainda há muitas perguntas sem respostas”, afirmam indígenas após indiciamento de mandante dos assassinatos de Dom e Bruno

    janeiro 25, 2023

    Atingidos por barragens protestam por reparação e justiça após quatro anos do crime da Vale em Brumadinho (MG)

    janeiro 24, 2023

    “Quem controla a mídia?”: Intervozes faz pré-lançamento de livro no Fórum Social Mundial 2023

    janeiro 23, 2023

    Governo Federal dá início a ações emergenciais de apoio aos povos Yanomami

    Mais lidos
    • “Quem controla a mídia?”: Intervozes faz pré-lançamento de livro no Fórum Social Mundial 2023
    • Inscrições abertas para mais de 280 canais de rádios comunitárias em todo Brasil
    • Violência contra a mulher: Brasil ocupa 5° lugar no ranking mundial de feminicídios
    • Governo Federal dá início a ações emergenciais de apoio aos povos Yanomami
    • Após repercussão, Polícia Federal investiga estupro e morte de menina indígena em Terra Yanomami
    Podcast
    junho 20, 20220

    Pulsar Brasil lança série de podcast sobre a participação de mulheres na política brasileira

    Educação
    maio 12, 20220

    Enem 2022: Inscrições abertas até o dia 21 de maio

    Geral
    abril 22, 20220

    Entenda o indulto concedido por Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira

    Geral
    março 15, 20220

    Com nova alta de preços, custo da cesta básica consome 56% da renda de quem recebe um salário mínimo

    Gênero
    março 8, 20220

    8M: “Estamos fortalecidas e vamos, sim, mudar o mundo”, afirmam comunicadoras da Amarc

    Coberturas especiais
    fevereiro 11, 20220

    Dia Mundial do Rádio: Comunicadores comunitários falam sobre a importância do “avô das mídias” nos dias de hoje

    • Facebook
    • Twitter
    Agência Informativa Pulsar Brasil
    Um programa da Amarc Brasil

    QUEM SOMOS contato@agenciapulsarbrasil.org

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.