Com o tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”, movimentos e organizações sociais do Brasil e do mundo se reunirão, a partir da próxima segunda-feira (23), para mais uma edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.
O encontro tem como objetivo discutir e propor alternativas de transformação social global, bem como definir ações de alcance mundial em áreas econômicas, ambientais, sociais e democráticas. A abertura será realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) e a programação na capital gaúcha segue até o sábado (28) com palestras, debates, oficinas, conferências e apresentações culturais.
Em 2023, a organização do Fórum ressalta a “mudança de rumos” que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa nos contextos nacional e internacional.
“Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades. A posse do Presidente Lula, irá demarcar uma mudança da correlação de forças, não apenas no Brasil, mas em todo Continente e no Mundo”, destaca o texto de convocação.
Os organizadores ainda reforçam que tal mudança “só será efetiva se houver organização e mobilização popular desde o princípio”. Neste sentido, sublinham a importância do evento como “espaço privilegiado” para a “articulação de bandeiras comuns e de lutas conjuntas”.
Programação
Ao longo dos seis dias de encontro, a programação do Fórum Social Mundial de Porto Alegre contará com mais de 150 atividades realizadas por centrais sindicais, associações, movimentos e organizações sociais de diversos países.
As atividades autogestionadas e de convergência ocorrerão de forma presencial, híbrida ou virtual e abordarão temas como: economia solidária, segurança alimentar, democracia participativa e controle social, as lutas antirracista e feminista, e os direitos à cidade, ao trabalho, educação, saúde e cultura.
No dia 25, os participantes realizarão a marcha “Democracia, Direito dos Povos do Planeta” pelas ruas de Porto Alegre e o evento será encerrado, no dia 28, com um festival cultural no Parque da Redenção.
A programação completa e o formulário de inscrição para participar das atividades estão disponíveis na página do Fórum.
Fórum Social Mundial
Considerado um “evento regional de caráter mundial”, o Fórum Social Mundial de Porto Alegre é convocado por organizações e movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil e, conforme explica a própria organização, “não é o evento centralizado chamado pelo Conselho Internacional”.
Criado em 2001, o Fórum Social Mundial (FSM) foi proposto por movimentos e organizações sociais como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial que, anualmente, reúne líderes de empresas e países em Davos, na Suíça. A cidade de Porto Alegre, inclusive, foi a sede das três primeiras edições do FSM.
Nos anos seguintes o encontro já foi sediado em Mumbai, na Índia, em Nairóbi, no Quênia e em Túnis, na Tunísia. No Brasil, as cidades de Belém (PA) e Salvador (BA) também já receberam o evento. Em 2022, última edição do FSM, o encontro foi realizado na Cidade do México.