Seja nas grandes capitais ou até mesmo no interior, o Brasil parou. Reforma da previdência, reforma trabalhista e retrocessos nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras levaram milhões para as ruas. Entre as cidades que aderiram a greve geral estão Juazeiro do Norte e Independência, ambas no estado do Ceará. A Pulsar Brasil conversou com Célia Rodrigues e Rosa Gonçalves para saber como foi a mobilização por lá.
Célia Rodrigues é comunicadora de gênero e integrante da Rede de Mulheres da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) e da Frente de Mulheres de Movimentos do Cariri, além de outros movimentos. Ela participa das mobilizações em Juazeiro do Norte, na região do Cariri durante toda esta sexta-feira (28). A comunicadora outros fatores de preocupação, como a manipulação da grande mídia, por exemplo.
Rosa Gonçalves também é integrante da Rede de Mulheres da AMARC, comunicadora popular e presidente do sindicato dos servidores públicos municipais de Independência. Ela conta que mais de mil pessoas se mobilizaram na cidade contra os retrocessos enfrentados neste momento.
O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, estima que cerca de 35 milhões de trabalhadores do país aderiram a greve nacional. (pulsar)