Nesta sexta-feira (26), Dia Internacional de Luta Contra a Tortura, uma das atividades esperadas é o evento “Para que nunca mais aconteça” – Debates sobre tortura, sua prevenção e combate no Brasil, que ocorre em São Paulo. O objetivo é debater de que maneira tem se dado a prevenção e o combate à tortura no Brasil contemporâneo e os principais desafios para enfrentar o cotidiano de violência institucional que persiste no país.
De acordo com Gorete Marques, membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura representando o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo (USP), o evento pretende chamar a atenção para as situação de tortura que ocorrem no Brasil ainda hoje, em tempos democráticos.
O evento ainda pretende potencializar articulações para o fortalecimento do sistema nacional de prevenção e combate à tortura.
Gorete Marques lembra que o Estado é o principal responsável pelos casos de tortura que ocorrem em instituições de privação de liberdade, como delegacias, penitenciárias, locais de permanência para idosos e hospitais psiquiátricos.
O debate ocorre no Auditório da Defensoria Pública da União, no bairro Consolação, na capital paulista, a partir das quatro horas da tarde. (pulsar)