Um encontro diverso para debater e incentivar a comunicação popular no Brasil. Ao longo de três dias, cerca de trinta convidados irão apresentar experiências de veículos alternativos da mídia brasileira e contribuir para o debate e fortalecimento da democratização da comunicação no país.
O terceiro curso de Comunicação Popular do Paraná ocorre em Curitiba entre os dias 14, 15 e 16 de agosto. De acordo com a jornalista e integrante da comissão organizadora do evento, Ednubia Ghisi, o diferencial desta edição é o foco na troca de experiências no campo da comunicação popular em diversas áreas e no aprimoramento do uso da linguagem por meio de oficinas que utilizam, por exemplo, a técnica do Teatro do Oprimido e o stencil.
Em entrevista à Pulsar Brasil, Ednubia reforçou que a metodologia do encontro está dividida em três espaços. O primeiro é a mesa de explanação, em que haverá um tempo de diálogo entre os convidados e os participantes do curso; o segundo é o grupo de relato de experiências com pessoas de diferentes meios de comunicação comunitários e alternativos; e o terceiro espaço está destinado às oficinas com ênfase no conteúdo teórico do debate político por trás dos meios de comunicação discutidos.
Ao todo, o encontro espera reunir 200 participantes de todo o Brasil. As inscrições devem ser efetuadas no site do Terceiro Encontro de Comunicação Popular do Paraná e custam quinze reais, mas os interessados que não possuem condições de arcar com o valor, podem optar pela isenção. (pulsar)