A Pulsar Brasil entra de recesso e retorna no dia 3 de janeiro. O ano de 2021 marcou uma nova fase da agência. Repáginada, a Pulsar tem buscado, ao longo dos últimos sete meses, estimular o debate de temas relacionados, principalmente, ao direito à comunicação, sem deixar de lado a política, os direitos humanos e pautas que têm sido tão caras para o Brasil durante o governo Bolsonaro como a saúde, o meio ambiente e os povos indígenas.
Por falar em saúde, é fundamental destacar que a pandemia já matou mais de 617 mil brasileiros e brasileiras. O país está entre aqueles com o maior número de óbitos do mundo com o agravante de um Presidente da República negacionista que segue, em pleno mês de dezembro, fazendo campanha antivacina. Apesar de Jair Bolsonaro (PL), o Programa Nacional de Imunizações (PNI), instituído em 1975, e considerado uma referência mundial, mostrou a sua robustês e eficiência na campanha de vacinação contra a Covid-19.
Comunicação comunitária
Diante de uma crise sanitária tão grave, os meios comunitários mostraram a sua relevância e papel social, principalmente na disseminação de informação correta a respeito do coronavírus e das formas de prevenção da doença.
Como estratégia para visibilizar ações de meios comunitários e a sua relevância para a comunidade local, a Pulsar, como um programa da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil), também deu visibilidade aos projetos desenvolvidos pelas associadas localizadas em diferentes regiões do Brasil e criou dois novos canais de diálogo com os leitores e leitoras, o Instagram e o WhatsApp.
O ano de 2022 exigirá ainda mais comprometimento da comunicação comunitária, principalmente no combate ao que se tornou estratégia de campanha eleitoral da extrema direita: a desinformação. Em ano de eleição, enquanto agência de notícias da Amarc Brasil, renovamos nosso compromisso com o jornalismo de qualidade e o debate público pautado na ética e nos direitos humanos, instrumentos tão necessário para o fortalecimento da democracia no Brasil.
A equipe da Pulsar Brasil se solidariza com as famílias vítimas da Covid-19 e deseja um fim de ano de paz e saúde para todas e todos.