O prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidaturas para as eleições termina nesta segunda-feira (15).
O prazo se encerrou às 8h, para as candidaturas apresentadas pela internet, e termina às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no caso dos candidatos a presidente, ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), nos demais casos.
Leia mais: Pulsar Brasil lança série de podcast sobre a participação de mulheres na política brasileira
Os registros só ocorrem após a homologação dos respectivos nomes nas convenções partidárias realizadas pelas legendas. Os dados são enviados via CANDex, sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.
Segundo o calendário, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.
Presidência da República
Até o final da manhã desta segunda-feira (15), o TSE recebeu 12 pedidos de registro de candidatura para a Presidência da República. São eles de Ciro Gomes (PDT), Felipe D´Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), José Marie Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB),Soraya Thronicke (União) e Vera Lúcia (PSTU).
Leia mais: TSE disponibiliza sistema com informações sobre candidaturas registradas para as Eleições 2022
O andamento dos registros das candidaturas pode ser acompanhado pelo sistema DivulgaCandContas. A ferramenta apresenta informações detalhadas sobre cada candidato e candidata, tais como certidões criminais e declaração de bens.