A Agência Informativa Pulsar Brasil, programa da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil), realizará, na próxima terça-feira (17), uma roda de conversa sobre os desafios e as conquistas das mulheres na política brasileira.
O encontro marca a inauguração do projeto “Mulheres e a Política, É Chegada a Hora” e será transmitido, às 19h, pelo canal da TV Nestante no Youtube.
Para discutir a pauta eleitoral a partir do olhar da comunicação comunitária e popular, o evento contará com a presença de três associadas da Amarc Brasil. A jornalista Geralda da Cunha, que já coordenou campanhas políticas e hoje está a frente do podcast “Prosa, Mulher e Política”; a comunicadora e professora, Rosa Gonçalves, que produz e apresenta o programa de rádio “Vida de Mulher”, da Rádio Comunitária Independência 104.9 FM; e a comunicadora e coordenadora do programa Rádio Mulher do Centro das Mulheres do Cabo, Manina Aguiar.
Com experiências que vão de Goiás ao Ceará e Pernambuco, a conversa promete aprofundar o debate sobre como a participação das mulheres na política pode contribuir para a conquista de melhores políticas públicas para a sociedade brasileira.
Representação
De acordo com o TSE, as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, representando 52,5% dos quase 148 milhões de votantes no país. No entanto, a representação feminina nos governos municipais, estaduais e federal, bem como nas casas legislativas do país ainda segue muito abaixo do ideal.
Nas eleições municipais de 2020, por exemplo, das 5.570 prefeituras brasileiras, apenas 677 foram ocupadas por mulheres. Nas Câmaras Municipais, foram eleitas 9.300 vereadoras de um total de 58.053 candidatos eleitos.
Em 2018, nas últimas eleições gerais do país, apenas uma mulher foi eleita governadora, apesar das 30 candidaturas femininas em todo o território nacional. No Senado, as mulheres ocuparam seis das 52 cadeiras, enquanto nas Câmara dos Deputados, foram eleitas 77 deputadas federais de um total de 436 parlamentares. Nas Assembleias Legislativas a representação também foi tímida, com 160 deputadas estaduais eleitas para as 1.035 vagas disponíveis.
Projeto
O projeto “Mulheres e a Política, É Chegada a Hora” é uma realização da Pulsar Brasil/Amarc Brasil com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
Além da roda de conversa desta terça-feira, serão produzidos cinco podcasts sobre temas como: os desafios das mulheres negras e indígenas na política, a violência política contra a mulher e a política feminista no contexto do avanço da extrema direita.
Edição: Jaqueline Deister