A Pulsar Brasil, agência informativa da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil), lançou, nesta sexta-feira (12), o quarto episódio da série de podcasts “Mulheres e a Política, É Chegada a Hora”.
Leia e ouça: Desafios para a participação de mulheres na política é tema do terceiro episódio da série de podcast da Pulsar
O programa discute os desafios da política feminista no contexto do avanço da extrema direita no país e conta com a participação da pesquisadora e ativista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Adriana Mota, e da jornalista e integrante da Amarc Brasil, Taís Ladeira. As entrevistadas analisam como a chegada da extrema direita ao poder tem impactado a luta feminista e as políticas públicas voltadas para as mulheres no Brasil.
“A atuação desse governo com as pautas feministas foi, no mínimo, triste – para não dizer estarrecedora. A gente tem uma escalada de feminicídios, vários retrocessos no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, mulheres sendo resgatadas de trabalhos em condição análoga à escravidão e um absoluto silêncio do governo federal. É estarrecedor que a gente veja tanto silêncio diante de tanta violação de direitos”, comenta Adriana em um dos trechos do programa.
“Quando a gente olha para esse governo, a gente percebe que a extrema direita que está no governo não é apenas conservadora. Ela defende o retrocesso. E o que é o retrocesso senão o retorno a algo que a gente pensava que já estava superado em termos de garantia de direitos? Esse é o risco do retrocesso: é voltar ao estágio onde as mulheres e as pautas feministas não eram consideradas”, alerta Taís.
Leia e ouça: Violência política contra mulheres é tema do segundo episódio de podcast da Pulsar Brasil
O episódio também relembra conquistas históricas e recentes dos movimentos de mulheres no Brasil e discute a importância da luta por representatividade e inclusão para reverter a atual crise política do país e retomar o avanço de pautas como a promoção da igualdade de gênero, os direitos sexuais e reprodutivos e a garantia da vida de mulheres e meninas.
A série “Mulheres e a Política, É Chegada a Hora” é uma realização da Pulsar Brasil/Amarc Brasil com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e pode ser ouvida através do Spotify. A apresentação dos programas é das jornalistas Jaqueline Deister e Clívia Mesquita.
Ao todo, a série será composta por cinco episódios. No próximo e último podcast, o tema será mulheres e movimentos sociais.
Edição: Jaqueline Deister