Em meio à luta e resistência contra as remoções, a Vila Autódromo recebeu no último sábado (5) o lançamento do novo livro da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), Raquel Rolnik. O livro “Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças” é uma denúncia da política de habitação atual, que não garante direitos, mas sim rentabilidade.
Raquel Rolnik foi relatora da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Direito à Moradia Adequada por seis anos. Durante esse tempo ela conheceu as diversas formas de se pensar a moradia no mundo, todas culminando no que a autora chama de complexo imobiliário-financeiro.
No caso brasileiro, e em maior escala no Rio de Janeiro, os megaeventos esportivos são considerados um momento de expansão desse complexo. Para Raquel, a utilização de questões como o nacionalismo e o patriotismo torna mais fácil a superação de obstáculos sociais, ambientais e até mesmo jurídicos na concretização deste modelo.
Neste sentido, de acordo com Raquel Rolnik, a Vila Autódromo é um grande exemplo de resistência. Após incontáveis tentativas de remoção e o que ela considera como um terrorismo vivido diariamente pelos moradores, ainda existem famílias que permanecem no local.
Além de apresentar um cenário mundial preocupante, o livro também traz uma parte sobre formas de resistência contra este sistema cruel. Raquel acredita que o primeiro passo é a conscientização. Para ela já foi provado que o modelo de financeirização da moradia não é capaz de garantir condições adequadas para todos. Por isso o momento é de pensar propostas e políticas alternativas. (pulsar)