Nesta quinta-feira (31) começa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), interior de São Paulo, o seminário internacional Espectro e Redes Digitais realizado pela Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil).
O encontro que ocorre entre os dias 31 e 1º de abril reunirá comunicadores de várias regiões e pesquisadores de outros países com o intuito de debater e aumentar o conhecimento sobre uma discussão que ainda encontra pouco espaço no Brasil, mas é fundamental quando se pensa em democratização dos meios de comunicação: o espectro eletromagnético.
Para o representante nacional da Amarc Brasil, Pedro Martins, o seminário que ocorre esta semana em Campinas, contribuirá também para pensar a Rádio Comunitária no contexto da digitalização. Segundo Martins, é essencial entender como a apropriação de um tema tão técnico como o espectro pode colaborar para assegurar o direito à comunicação para emissoras comunitárias e livres.
Como forma conhecer mais sobre o tema, o encontro contará com duas mesas de debate, a primeira sobre ‘Práticas e propostas do uso do espectro pela sociedade civil’ e a segunda sobre ‘desafios para políticas públicas em tempos digitais’. Além das mesas com a presença de convidados internacionais, o seminário terá oito oficinas com temas que vão desde rádios comunitárias como provedores de internet até rádio digital e telefonia comunitária.
O encontro ocorrerá a partir das oito e meia da manhã na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos dias 31 e 1º de abril. No primeiro dia, as atividades ocorrerão no Instituto de Estudos da Linguagem e, no segundo, no Plenário José Matosinho.
A entrada será gratuita. Para garantir a participação nas oficinas oferecidas, a organização do encontro solicita a inscrição pelo site do evento. Para saber toda a programação do Seminário Internacional Espectro e Redes Digitais, clique aqui. (pulsar)